Descobre como lidar melhor com as situações desafiantes do dia a dia e receba orientação prática para apoiar o desenvolvimento do seu filho em casa.
Querido Pai/Mãe,
Todos os dias surgem dúvidas e desafios que fazem parte de ser pai ou mãe.
É normal sentires-te sem saber o que fazer, seja na gestão de birras, no apoio ao desenvolvimento emocional, ou na organização da rotina.
A pensar nisto, criámos a Sessão de Aconselhamento Parental – um espaço para que possas receber orientação de profissionais especializados e apoio em situações que são desafiantes na parentalidade.
Nesta sessão, vamos ajudar a:
Mais de 100 pais já identificaram os problemas de desenvolvimento dos seus filhos com a nossa ajuda.
A Alcançar consiste numa equipa de profissionais focados em dar resposta às necessidades terapêuticas de cada criança e das suas famílias. Os seus serviços não garantem apenas consultas, mas também envolve toda a família e rede de apoio do paciente.
A missão da marca é a melhoria da qualidade de vida e o pleno desenvolvimento das crianças, jovens e famílias que necessitem de apoio, facilitando o seu acesso a serviços terapêuticos especializados e personalizados, nos momentos e contextos apropriados.
A sua dedicação e compromisso, a par com a definição de objetivos e conjunto com a família para conseguirem dar um plano de tratamentos mais adequado às necessidades de cada paciente.
Política de Privacidade
Todos os direitos reservados
by Agência Get Digital
Descobre como lidar melhor com as situações desafiantes do dia a dia e receba orientação prática para apoiar o desenvolvimento do seu filho em casa.
Política de Privacidade
Todos os direitos reservados
by Agência Get Digital
Recomendamos uma sessão de aconselhamento parental se:
Lembra-te
É normal existir alguns atrasos no crescimento das crianças, mas identificados precocemente, o bem-estar do teu filho prevalecerá.
É normal existir alguns atrasos no crescimento das crianças mas identificados precocemente, o bem-estar do teu filho prevalecerá.
🧠 Avaliação por profissional especializado
A sessão é realizada por uma psicóloga especializada, que, junto de si, analisa o contexto e os desafios da família.
📊 Análise das Estratégias
Ajudamos a compreender as estratégias que melhor funcionam para o teu filho, ajustando-as às suas necessidades emocionais, comportamentais e de desenvolvimento.
👨👩👦 Envolvimento dos Pais
Os pais estão envolvidos ativamente, aprendendo técnicas e abordagens que podem ser aplicadas tanto em casa como no dia a dia da criança.
A Lara (nome fictício) tem 3 anos e vive no Alentejo. Os pais agendaram consulta de check-up de desenvolvimento porque estavam preocupados com o seu desenvolvimento emocional. A gestão emocional estava a ser muito complicada e, por isso, procuram uma técnica especializada que pudesse ajudar a Lara.
A Lara era uma criança que chegava a desmaiar quando entrava em birra, por ficar furiosa de forma muito excessiva e exacerbada. Assim, os pais agendaram consulta de psicologia online, para avaliarmos o desenvolvimento emocional da Lara.
Após essa avaliação seguiram-se consultas nas quais foram trabalhadas as emoções da Lara e estratégias para a acalmar. Estas estratégias foram trabalhadas com os pais para ajudar a Lara nas diversas situações.
Atualmente, a Lara diminui a intensidade com que reage quando é contrariada, e os pais conseguem ajudá-la a acalmar-se e a evitar determinados comportamentos.
O Pedro (nome fictício) tinha 22 meses quando a família agendou a consulta de check-up de desenvolvimento.
Os pais tinham sido alertados pela educadora que o Pedro estava atrasado em relação às outras crianças. Realizamos uma avaliação presencial e depois definimos as estratégias que eram necessárias implementar. Durante o mês que se seguiu, agimos através das consultas online (pois eram de uma zona distante e não tinham possibilidade de se deslocar todas as semanas) nas quais os pais partilhavam o que conseguiam realizar durante a semana e quais as estratégias que tinham dificuldades.
Os pais partilhavam pequenos registos do que faziam e percebemos que ajustes era necessário realizar. Dois meses depois, o Pedro melhorou a força nas pernas e começou a dar os primeiros passos sozinho.
Além disso, começou a identificar muitas mais palavras. Está muito mais participativo na rotina diária, quer a nível motor, quer a nível de compreensão. Fomos também articulando com a educadora do Pedro, para passarmos estratégias para a creche. Potenciamos o trabalho em rede, para que todos ajudassem o Pedro a partir do nível de desenvolvimento dele.
O Maria (nome fictício) é uma criança de 4 anos, A consulta foi inicialmente solicitada pelos pais devido aos comportamentos de birra frequentes, dificuldade em gerir frustrações e de autorregulação, resistência a seguir ordens e pedidos, e dificuldades na gestão emocional. Além disso, existem preocupações ao nível da atenção e concentração, hiperatividade, nomeadamente, em permanecer sentada, muitas vezes ligada a situações de aprendizagem.
Numa fase inicial, trabalhou-se com os pais em estratégias para melhor gestão das birras e dos comportamentos de oposição, concretamente, foram introduzidas técnicas para melhorar a comunicação com a Maria, focando-se em linguagem positiva e em instruções claras; a implementação de consequências lógicas para incentivar o cumprimento de limites; por último focou-se na orientação para validar as emoções da Maria e ajudá-la a expressar-se de forma mais adequada.
Os pais reportaram uma melhoria significativa na frequência e intensidade das birras, assim como um maior controlo emocional por parte da Lara. A par disto, sentem-se mais seguros e capazes de lidar com a Lara em diferentes situações sem se sentirem frustrados ou que a situação lhes fugiu do controlo.
Com o progresso na gestão emocional, a intervenção agora foca-se mais nas dificuldades da Lara em manter a atenção e concluir tarefas. Observa-se que a Lara tende a desistir rapidamente quando encontra uma tarefa desafiadora. Para incentivar a persistência, reforçamos a importância de tentar novamente, oferecendo-lhe apoio durante a realização da tarefa e reforço positivo pelo esforço em tentar, mesmo que o resultado não seja perfeito.
Para as dificuldades específicas nas refeições, foram recomendadas para os pais estratégias como o Sistema de Fichas e outra estratégia que envolve o uso de uma ampulheta para marcar o tempo que ela deve permanecer sentada. Ambas tem como objetivo uma maior permanência em estar sentada e nas tarefas.