Button

Apoio especializado para os desafios da parentalidade

Descobre como lidar melhor com as situações desafiantes do dia a dia e receba orientação prática para apoiar o desenvolvimento do seu filho em casa.

Querido Pai/Mãe,

Todos os dias surgem dúvidas e desafios que fazem parte de ser pai ou mãe.

É normal sentires-te sem saber o que fazer, seja na gestão de birras, no apoio ao desenvolvimento emocional, ou na organização da rotina.

A pensar nisto, criámos a 
Sessão de Aconselhamento Parental – um espaço para que possas receber orientação de profissionais especializados e apoio em situações que são desafiantes na parentalidade.
Nesta sessão, vamos ajudar a:

  • Encontrar estratégias personalizadas para lidar com as dificuldades específicas do teu filho.
  • Aprender técnicas práticas para aplicar no dia a dia e tornar a parentalidade mais tranquila.
  • Identificar áreas de desenvolvimento do seu filho que podem ser estimuladas e fortalecidas em casa.


Mais de 100 pais já identificaram os problemas de desenvolvimento dos seus filhos com a nossa ajuda.

Vamos mudar o futuro do teu filho!

A Alcançar consiste numa equipa de profissionais focados em dar resposta às necessidades terapêuticas de cada criança e das suas famílias. Os seus serviços não garantem apenas consultas, mas também envolve toda a família e rede de apoio do paciente.

A missão da marca é a melhoria da qualidade de vida e o pleno desenvolvimento das crianças, jovens e famílias que necessitem de apoio, facilitando o seu acesso a serviços terapêuticos especializados e personalizados, nos momentos e contextos apropriados.

A sua dedicação e compromisso, a par com a definição de objetivos e conjunto com a família para conseguirem dar um plano de tratamentos mais adequado às necessidades de cada paciente.

Sobre a marca

Política de Privacidade
Todos os direitos reservados

by Agência Get Digital

Apoio especializado para os desafios da parentalidade

Descobre como lidar melhor com as situações desafiantes do dia a dia e receba orientação prática para apoiar o desenvolvimento do seu filho em casa.

Política de Privacidade
Todos os direitos reservados

by Agência Get Digital

QUERO MARCAR A CONSULTAQUERO MARCAR A AVALIAÇÃO

Torna o teu filho em mais um caso de sucesso!

QUERO MARCAR A CONSULTA

Vamos ajudar o teu filho a alcançar o impossível

QUERO MARCAR A CONSULTA JÁQUERO MARCAR A CONSULTA

Ajuda o teu filho a desenvolver-se melhor agora

QUERO MARCAR A CONSULTA

Queremos minimizar as tuas preocupações acerca do teu filho

QUERO MARCAR A AVALIAÇÃO

Quando devo considerar uma Sessão de Aconselhamento Parental?

Recomendamos uma sessão de aconselhamento parental se:

  • O teu filho tem dificuldades em lidar com as emoções, como birras frequentes e dificuldades em acalmar-se.

  • Sentes que o teu filho apresenta comportamentos desafiantes, como resistência a regras ou dificuldade em seguir instruções.

  • Precisas de estratégias para melhorar a comunicação e a interação com o teu filho.

  • Desejas orientação sobre como apoiar o desenvolvimento saudável do teu filho em diferentes áreas.

Lembra-te

É normal existir alguns atrasos no crescimento das crianças, mas identificados precocemente, o bem-estar do teu filho prevalecerá.

É normal existir alguns atrasos no crescimento das crianças mas identificados precocemente, o bem-estar do teu filho prevalecerá.

Histórias de Sucesso

No que consiste a Sessão de Aconselhamento Parental?

🧠 Avaliação por profissional especializado
A sessão é realizada por uma psicóloga especializada, que, junto de si, analisa o contexto e os desafios da família.

📊 Análise das Estratégias
Ajudamos a compreender as estratégias que melhor funcionam para o teu filho, ajustando-as às suas necessidades emocionais, comportamentais e de desenvolvimento.

👨‍👩‍👦 Envolvimento dos Pais
Os pais estão envolvidos ativamente, aprendendo técnicas e abordagens que podem ser aplicadas tanto em casa como no dia a dia da criança.

A Sessão de Aconselhamento Parental é ideal para pais que procuram uma orientação prática e imediata sobre como responder melhor às necessidades do teu filho.

A Lara (nome fictício) tem 3 anos e vive no Alentejo. Os pais agendaram consulta de check-up de desenvolvimento porque estavam preocupados com o seu desenvolvimento emocional. A gestão emocional estava a ser muito complicada e, por isso, procuram uma técnica especializada que pudesse ajudar a Lara.
A Lara era uma criança que chegava a desmaiar quando entrava em birra, por ficar furiosa de forma muito excessiva e exacerbada. Assim, os pais agendaram consulta de psicologia online, para avaliarmos o desenvolvimento emocional da Lara.
Após essa avaliação seguiram-se consultas nas quais foram trabalhadas as emoções da Lara e estratégias para a acalmar. Estas estratégias foram trabalhadas com os pais para ajudar a Lara nas diversas situações.
Atualmente, a Lara diminui a intensidade com que reage quando é contrariada, e os pais conseguem ajudá-la a acalmar-se e a evitar determinados comportamentos.

O Pedro (nome fictício) tinha 22 meses quando a família agendou a consulta de check-up de desenvolvimento.
Os pais tinham sido alertados pela educadora que o Pedro estava atrasado em relação às outras crianças. Realizamos uma avaliação presencial e depois definimos as estratégias que eram necessárias implementar. Durante o mês que se seguiu, agimos através das consultas online (pois eram de uma zona distante e não tinham possibilidade de se deslocar todas as semanas) nas quais os pais partilhavam o que conseguiam realizar durante a semana e quais as estratégias que tinham dificuldades.
Os pais partilhavam pequenos registos do que faziam e percebemos que ajustes era necessário realizar. Dois meses depois, o Pedro melhorou a força nas pernas e começou a dar os primeiros passos sozinho.
Além disso, começou a identificar muitas mais palavras. Está muito mais participativo na rotina diária, quer a nível motor, quer a nível de compreensão. Fomos também articulando com a educadora do Pedro, para passarmos estratégias para a creche. Potenciamos o trabalho em rede, para que todos ajudassem o Pedro a partir do nível de desenvolvimento dele.

O Maria (nome fictício) é uma criança de 4 anos, A consulta foi inicialmente solicitada pelos pais devido aos comportamentos de birra frequentes, dificuldade em gerir frustrações e de autorregulação, resistência a seguir ordens e pedidos, e dificuldades na gestão emocional. Além disso, existem preocupações ao nível da atenção e concentração, hiperatividade, nomeadamente, em permanecer sentada, muitas vezes ligada a situações de aprendizagem.
Numa fase inicial, trabalhou-se com os pais em estratégias para melhor gestão das birras e dos comportamentos de oposição, concretamente, foram introduzidas técnicas para melhorar a comunicação com a Maria, focando-se em linguagem positiva e em instruções claras; a implementação de consequências lógicas para incentivar o cumprimento de limites; por último focou-se na orientação para validar as emoções da Maria e ajudá-la a expressar-se de forma mais adequada.
Os pais reportaram uma melhoria significativa na frequência e intensidade das birras, assim como um maior controlo emocional por parte da Lara. A par disto, sentem-se mais seguros e capazes de lidar com a Lara em diferentes situações sem se sentirem frustrados ou que a situação lhes fugiu do controlo. Com o progresso na gestão emocional, a intervenção agora foca-se mais nas dificuldades da Lara em manter a atenção e concluir tarefas. Observa-se que a Lara tende a desistir rapidamente quando encontra uma tarefa desafiadora. Para incentivar a persistência, reforçamos a importância de tentar novamente, oferecendo-lhe apoio durante a realização da tarefa e reforço positivo pelo esforço em tentar, mesmo que o resultado não seja perfeito.
Para as dificuldades específicas nas refeições, foram recomendadas para os pais estratégias como o Sistema de Fichas e outra estratégia que envolve o uso de uma ampulheta para marcar o tempo que ela deve permanecer sentada. Ambas tem como objetivo uma maior permanência em estar sentada e nas tarefas.

No que
consiste a
Sessão de Aconselhamento Parental?